ATIVIDADES PORTUGUÊS 2º BIM - 7º ANO

AULA DE APOIO – PORTUGUÊS


Nome:______________________________________________
Turma:__________     7º ANO                        Data:__________

Quem quer brincar comigo?
Brincar é gostoso.
Brincando a gente aprende muitas coisas também.
A gente ode brincar correndo, pulando e até sentado.
A gente pode brincar com um anel ou com uma pedrinha no chão. E com muitas outras coisas.
Usando a cabeça, a gente pode inventar uma brincadeira.
Usando as mãos, a gente pode construir um brinquedo.
E usando os pés – o que a gente pode fazer?
Eu brinco, você brinca, os gatos brincam, as minhocas brin... bem, as minhocas eu não sei se brincam, mas devem brincar sim, do jeito delas.....
Luiz Camargo. Folha de São Paulo


  1. Na frase: “Eu brinco, você brinca, os gatos brincam, as minhocas brin... bem, as minhocas eu não sei se brincam”, o que significa as reticências?


  1. O narrador deste texto é observador ou personagem?

  1. Retire do texto 4 verbos no infinitivo.

  1. Qual é a forma nominal dos seguintes verbos:
Correndo:
Pulando:
Sentado:




  1. Retire das frases abaixo a locução verbal:
  1. A gente pode brincar correndo.


  1. A gente pode brincar com um anel.

  1. A gente pode inventar uma brincadeira.


  1. O que a gente pode fazer?


  1. Destaque do texto  dois substantivos no diminutivo:




AULA DE APOIO – PORTUGUÊS

Nome:______________________________________________
Turma:_______________            7º ano               Data:_______


A MUTUCA E O LEÃO
Cochilava o leão à porta de sua caverna no momento em que a mutuca chegou.
- Que vens fazer aqui, miserável bichinho? Some-te, retira-te da presença do rei dos animais!
A mutuca riu-se.
- Rei? Não és rei para mim. Não conheço tua força, nem tenho medo de ti.
- Vai-te excremento da terra!
- Vou, mas é tirar-te a prosa – disse a mutuca.
E atacou-o a ferroadas com tamanha insistência que o leão desesperou. Inutilmente espojava-se e soava-se a si próprio com a cauda ou tabefes das patas possantes. A mutuca fugia sempre e, ora no focinho, ora na orelha, ora no lombo, fincava-lhe sem dó o adunco ferrão.
Farta, por fim, de torturar o orgulhoso rei, a mutuca bazofiou:
- Conheceste a minha força? Viste como de nada vala para mim o teu prestígio de rei? Adeus. Fica-te aí a arder que eu vou contar a toda a bicharada a história do leão sovado pela mutuca. E foi-se.
Logo adiante, porém, esbarrou numa teia, enredou-se e morreu no ferrão da aranha.
Moral da história: São mais de temer os pequenos inimigos do que os grandes.
(Monteiro Lobato. Fábulas. Brasiliense, São Paulo)

  1. Relacione a palavra da primeira coluna ao significado apresentado no texto:
  1. Adunco
  2. Bazofiar
  3. Espojar-ser
  4. Excremento
  5. Enredar-se
  6. Sovar
          (    ) surrar, bater
          (    ) enroscar-se, emaranhar-se
         (    ) fezes
         (    ) estender-se, rebolar-se
         (    ) gabar-se, vangloriar-se, orgulhar-se
         (    ) curvo, em forma de gancho

  1. Quais são os personagens do texto?

  1. Entre as qualidades a seguir, assinale as que caracterizam melhor o leão:

  1. Forte   b) orgulhoso   c) convencido   d) medroso   e) tímido

  1. Explique o que o autor quis dizer com: “São mais de temer os pequenos inimigos do que os grandes”.

  1. Retire do texto:

  1. Duas frases exclamativas


  1. Três frases interrogativas





AULA DE APOIO – PORTUGUÊS

Nome:______________________________________________
Turma:_______________            7º ano               Data:_______

Leia o texto e responda:

Furto de Flor
Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava e eu, de repente, furtei a flor.
Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo de água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida.
Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando um pouco melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor se a contemplarmos bem!
Sendo o autor do furto, assumira a obrigação de conservá-la. Renovei  a água do vaso, mas a flor “empobrecia”. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim, nem apelar para o médico das flores. Eu a furtara, eu a via morrer.
Já murcha e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me:
- Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!
                            
Carlos Drummond de Andrade
  1. O narrador da história é:
  1. narrador personagem
  2. narrador observador
  1. O personagem aproveita que situação para furtar a flor do jardim?
  1. O fato de a flor estar no lixo.
  2. O porteiro de o edifício cochilar.
  3. Não haver nenhum vizinho ao redor para observá-lo furtando a flor.
  1. Se o personagem quisesse que a flor durasse o maior tempo possível, o que deveria ser feito?
  1. Jogar a flor no lixo.
  2. Deixar a flor no copo.
  3. Plantá-la no jardim.

  1. “Furtei a flor daquele jardim”. O verbo destacado encontra-se em que tempo verbal?
  1. Presente do indicativo
  2. Futuro do presente
  3. Futuro do pretérito


  1. Qual é o sujeito da frase:
“ O porteiro do edifício cochilava.”

  1. Edifício cochilava
  2. O porteiro
  3. O porteiro do edifício

  1. O verbo destacado encontra-se em que pessoa? “ Removi a água do vaso.”

  1. 1ª pessoa do plural
  2. 1ª pessoa do singular
  3. 2ª pessoa do singular

  1. O verbo “desabrochara”, pertence a que conjugação?

  1. 1ª conjugação
  2. 2ª conjugação
  3. 3ª conjugação

  1. Quais os verbos pertencem à mesma conjugação do verbo “BEBER”?

  1. Pegar, descer
  2. Comer, correr
  3. Partir, amar


AULA DE APOIO – PORTUGUÊS

Nome:______________________________________________
Turma:__________     7º ANO                        Data:__________

TEXTO I
clip_image001
1) Calvin está comparando sua vida com uma série de televisão. Nessa comparação a vida de Calvin é pior ou melhor que a vida das personagens da série? Justifique sua resposta.

2) Destaque do quadrinho:
– Um pronome possessivo feminino: __________________________________________
– Um pronome de tratamento: _______________________________________________
– Um pronome pessoal do caso reto: __________________________________________
– Um pronome interrogativo: _______________________________________________
– Um pronome indefinido: __________________________________________________


Leia a piada.
Resposta Certa

A professora vira para a classe e pergunta:
- Joãozinho, me diga um pronome pessoal do caso reto?
- Eu não professora, pergunta pra turma do fundão! – responde Joãozinho, apontando pro Zezinho.
- Nós não sabemos professora, pergunte pra elas! – apontando para as amigas Aninha e Lúcia.
- Se tu não sabeis ficais calados! – responderam as meninas.


  1. Os alunos que responderam a pergunta da professora foram:

a)                  Joãozinho e Zezinho.
b)                 Joãozinho e Aninha.
c)                  Joãozinho e Lúcia.
d)                 Todos eles.

2.  Os pronomes pessoais empregados nesse texto são do caso:

a) oblíquo.
b) reto.
c) tratamento.
d) oblíquo e reto.

3. Os pronomes retos empregados nesse texto são:

a) eu, tu, elas, nós
b) eu, tu, ele, nós.
c) eu, tu, vós, nós.
d) eu, eles, nós.

4. Na frase: “Se tu não sabeis ficais calados.” O pronome correto seria:

a) nós
b) vós
c) elas
d) eles.

5. Reescreva as frases substituindo os pronomes destacados pelos pronomes pessoais do caso reto correspondentes.

a)      Eu e  Roberto viajaremos nas férias escolares.

b)      Os meninos jogaram bola a tarde toda.

c)       Bruna faltou à aula para ir ao médico.

d)      Márcia e Laura jantaram juntas depois do trabalho.

e)      O ladrão correu muito, mas foi preso pela polícia.


6. Marque a opção que possui apenas pronomes pessoais do caso reto:


a) me, nós, eles.
b) os, lhes, eu.
c) convosco, vós, elas.
d) eu, tu, eles.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.